Dúvidas, críticas, sugestões ou elogios?
As mensagens serão respondidas entre uma mordida e outra.
09h00 - 18h00

O chef Henrique Campos é considerado uma autoridade quando se fala em focaccias, já que é dele o Figurate Italian Food, marca curitibana que vende com exclusividade a Schiacciata, um tipo de focaccia original de Firenze, na Itália. Ela é caracterizada pelo recheio em seu interior, diferente da clássica focaccia, com ingredientes diversos em sua cobertura.

Para acompanhar a sua Schiacciata, o chef desenvolveu o vinagrete de pinhão, a semente comestível da Araucária, árvore comum nas regiões mais frias do país e muito versátil para a culinária. A colheita do pinhão acontece entre abril e julho, época perfeita para apostar nas receitas com o ingrediente.

“O vinagrete de pinhão é excelente para acompanhar também outros pratos salgados, como tortas e empadões. Até mesmo com pão fica uma delícia. Para quem está acostumado com o vinagrete acompanhando o churrasco, é uma boa opção e traz um sabor diferente para as carnes”, conta o chef. A receita é fácil, rápida e durável, podendo ficar na geladeira por até cinco dias.

Aprenda a fazer a receita do vinagrete de pinhão do chef Henrique Campos:

Ingredientes:

½ unidade pimentão amarelo

2 unidades cebola roxa

1 unidade de tomate italiano

300 gramas de pinhão

1 maço de salsinha Fresca

100 ml de azeite

20 ml aceto balsâmico

Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo:

Retire as sementes e as membranas brancas do pimentão. Corte em brunoise (cubos pequenos de 1x1cm) e coloque em um recipiente. Descasque as cebolas e corte também em brunoise. Coloque junto com o pimentão. Retire as sementes e corte os tomates em cubos pequenos e junte com os outros ingredientes.

Em uma panela de pressão com água coloque bastante sal na água e cozinhe os pinhões entre trinta e quarenta e cinco minutos na pressão. Tire a pressão da panela, retire os pinhões da água, descasque, corte em cubos e junte ao restante dos ingredientes. Separe as folhas dos talos da salsinha, corte em pedaços menores e misture no vinagrete. Por fim, despeje o azeite e o aceto no recipiente, misture bem e tempere com sal e pimenta a gosto.